domingo, 9 de maio de 2010

Mário Sérgio ex-Fundo de Quintal (Nasci pra Cantar e Sambar)

Após fazer parte por 18 anos do Fundo de Quintal, o músico e cantor Mário Sérgio finaliza sua história com o grupo, alça vôo e grava seu primeiro cd solo “Nasci Pra Cantar e Sambar”.
Para contar toda a trajetória deste integrante na carreira do Fundo seriam necessárias muitas folhas, mas é importante saber que o fato de ter sido o representante paulista no grupo, oriundo do Cacique de Ramos, tem a ver com a paixão que Mário Sérgio tinha pelos sambas que escutava na quadra do bloco quando a freqüentava, na época em que morava no Rio de Janeiro e era Fuzileiro Naval na base da Ilha do Governador.
Isso mesmo ele foi militar, estudou violão clássico na infância, porém adorava a levada de Benjor, foi atleta na categoria do salto em altura onde foi campeão paulista e brasileiro e é formado em Economia e Administração de Empresas. Parou a pós graduação depois de um show da Velha Guarda da Portela em São Paulo. Viu que os horários não eram compatíveis- já nesta época acompanhava, no banjo, como músico convidado, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jovelina, Lecy Brandão, e outros- e é claro optou pela música.
Daí então viajou o mundo fazendo parte de uma Cia italiana que divulgava o samba pelos EUA, Europa e no Oriente. Na volta de uma destas viagens, encontrou com integrantes do Fundo de Quintal no aeroporto e foi convidado para um teste. Entrou no lugar de um dos integrantes e lá ficou por mais de uma década e meia, fazendo parte da terceira e mais duradoura formação do grupo.
Missão cumprida, Mário Sérgio chega este ano com “Nasci Pra Cantar e Sambar”. O cd , lançamento LGK, tem produção de Paulão 7 Cordas e conta com músicos de primeira linha como: Claudio Jorge e Carlinhos 7 cordas (violões), Mauro Diniz (cavaquinho), Jamil Joanes (baixo), Camilo? Mariano(bateria) , Esguleba, Pirulito , Jaguara e Trambique (percussões) e Márcio Wanderley (banjo).
A música título é inédita “Nasci Pra Cantar e Sambar” , de autoria de Mário Sérgio, Fred Camacho e Marcelinho Moreira , um samba de terreiro inspirados nas grandes rodas. Um outro destaque , “Na Laje” entrou no repertório através de uma promoção de uma rádio de SP. O ouvinte /compositor Éderson dos Santos foi o que teve o samba premiado dentre os mais de 800 enviados. Nele o santista Éderson fala das situações que acontecem nas lajes do Brasil.
Mário Sérgio coloca neste cd uma pluralidade de temas e harmonias parte de sua influência e vivência. Por isso um dos clássicos das rodas não poderia deixar de estar presente, “Se Liga Doutor”, conhecida popularmente como “Lá Vai Ela” de Beto Sem Braço e Aloísio Machado. “Sempre pensei que se um dia eu fizesse um disco ela teria que estar”, confessa o músico. Além dessa, regravações de “Acreditar”, de D. Yvone Lara e Délcio Carvalho, uma homenagem aos compositores e ao próprio Roberto Ribeiro, “Fada” (Mário Sérgio e Luiz Carlos da Vila ) e “Amor dos Deuses” (Mário Sérgio e Ronaldinho), estas do repertório do Fundo , dez inéditas, sendo quatro de sua autoria e parceiros, como “Sol da Manhã “(Mário Sérgio, Capri e Robson Guimarães) feita há 15 anos, mas que carrega um tema atual , a valorização da paz e da natureza, o romântico “Na Flor de Primavera” (Mário e Arlindo Cruz ), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página