quinta-feira, 27 de maio de 2010

ENTREVISTA COM CÉSINHA DO LOUCOS POR PAGODE! (FORT-CE)

Césinha fala sobre toda sua carreira, conta novidades  e muitas curiosidades do samba!
-EQUIPE BLOG: César Cardoso quando se iniciou o projeto "Loucos por Pagode" e porque o nome?
(Cesinha): Faz 16 anos que coloquei uma casa de samba no bairro Conjunto Ceará (Um dos maiores conjuntos abitacionais da América Latina, localizado na região Metropolitana de Fortaleza) a casa se chamava Birinight. O nome partiu quando eu estava em São Paulo na cidade Santana, onde frequentava quando joguei no time de futebol Portuguesa, achei o nome bastante sugestivo que significa birita de noite, como o próprio cearense fala "vou tomar uns birinights". Na época tinha os grupos Rosa de Bamba, Agita Brasil, Ilimitados do Samba que passou a ser os Levados, De Repentes do Samba que virou Sambaxé.
Todos esses grupos passaram pela minha casa, comecei a fazer festas e mais festas. Em novembro de 1996 trouxe pela primeira vez no Ceará o grande sambisa Zeca Pagodinho acompanhado de sua banda Molekes, que inclusive Dudu Nobre fazia parte como cavaquinista,  para se apresentar no BNB da Av. Santos Dumont que na época estava no auge a música "Incandeia", a festa teve participações dos grupos Agita Brasil e Rosa de Bamba. Zeca Pagodinho recebeu um cachê de apenas R$ 8,000,00 (oito mil reais). Na época eu tinha um parceiro "que não adianta falar o nome"  me deu um gope de R$ 8,300,00 (oito mil e trezentos reias), precisei sair dessa com ajuda de agiota para sair do sufoco, sempre me aventurando montei uma pizzaria logo depois que o barzinho fechou onde também tinha pagode aos domingos.
Em 2007 surgiu a idéia de criar o "Loucos por Pagode", o nome vem do questionamento que na terra do forró todo mundo diz: "rapaz eu sou doido por forró", em quanto tem os "doidos" por forró eu sou "Louco por Pagode", porque só vai na nossa festa quem for realmente louco por pagode porque o doido por forró nem vai pisar la.
Aconteceram festas lotadas, mas parei de fazer por um tempo no Conjunto Ceará por conta de um atrito com o dono do "Marthas Buffet", foi com o apoio de amigos como locutor Valbiner "O Bacaninha" que veio com uma história de fazer um pagode com o nome "Os amigos do Bacaninha" voltei a realizar as festas,  deu certo a parceria mas se ele tivesse trabalhado mais tinha dado mais certo (risos), o cara gostava de tomar muito Wisk "brincadeira gosto muito desse cara".
Logo depois continuei segurando a bronca com o meu irmão Marcílho durante muito tempo.


-EQUIPE BLOG: E o projeto Samba na Sexta no Terraço?
(Cesinha): Um dia quando estava na Churrascaria Sabor da Carne o empresário Da Chagas me pediu para me anunciar no palco que em breve em Fortaleza teria a mais nova casa de samba Terraço do Samba. Da Chagas falou; "você vai tomar conta da minha sexta, se der só tu e a tua mulher problema teu mas a sexta é tua", então eu resolvi inventar uma coisa que eu sempre quis e Fortaleza não tem "Samba na Sexta" porque pagode tem em toda esquina até os"macumbeiros" hoje toca pagode "lelelelelelele" (risos).

 
-EQUIPE BLOG:     Sobre a parceria com o Carlinhos Palhano?   (Cesinha): Procurei o Carlinhos Palhano em sua residência que se diga de passagem na minha opinião é o maior sambista cearense, falei com ele, "Carlinhos quero um contrato contigo durante um ano no Terraço você é a pessoa para segurar a peteca do samba" e ele disse pronto ta fechado.  Carlinhos palhano e samba de Mesa no "Samba na Sexta". Uma das melhores sextas foi a dobradinha do Grupo Nobreza da Marilene Sales e Carlinhos Palhano e Samba de Mesa. 


-EQUIPE BLOG: No início surgiu boatos que o projeto "Samba na Sexta" teria também a participação do grupo Segundas Inteções como atração fixa, é verdade?
(Cesinha): Sim. É verdade o Segundas Intenções é outro grupo que na minha opinião ainda um dos poucos que valoriza o samba em Fortaleza o grupo é muito bom, o motivo pelo qual o dono da casa resolveu não fixar os dois foi por conta da grande procura de outros grupos querendo se apresentar na casa. "Eu pensei não posso perder o contato com essa galera". E o primeiro contato foi com Carlinhos por isso ficou assim, uma atração fixa e todas as sextas convidando um grupo diferente "que toque samba". E por acaso ainda não levei o Segundas Intenções para sexta ainda, mas está chegando a hora, "minha esposa cobra muito, o grupo é maravilhoso".

 LOUCOS POR PAGODE


QUEM FEZ UMA PASSAGEM RÁPIDA PELA EQUIPE DO BLOG FOI O WASHINGTON PAGULA, NÃO DEIXAMOS DE REGISTRAR.


EM BREVE 2° PARTE DA ENTREVISTA COMPLETA, COM DECLARAÇÕES EXCLUSIVAS, AGUARDEM!!!

Um comentário:

  1. esse é meu chefe ai cesinha to contandoo contigo no guiatelle e no loucos por pagode flw mano douglas!!!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página