domingo, 11 de julho de 2010

Som verdadeiro - GRUPO Só dá Samba (Fortaleza-CE)

Karine Zaranza

Repórter



Com apenas um ano e meio de carreira, os meninos do grupo Só dá Samba encaram com seriedade o desafio de divertir o público ao som do samba e do pagode. Em junho, eles lançam o primeiro CD, que mistura hits com música autoral
Assim como várias bandas de sucesso, o grupo Só dá samba (SDS) surgiu de forma despretensiosa. De uma reunião de amigos que começaram a batucar até a formação de uma banda de samba e pagode foi um pulo! Bastaram duas semanas juntos para os jovens pagodeiros se apresentaram em um show no colégio. Quando viram, estavam fazendo shows em bares e casas de shows de grande porte, como Siará Hall.
Depois de algumas mudanças de integrantes, o SDS é formado por Caio Arruda (vocal e violão), Sérgio Finger (vocal e percussão), Thiago Mesquita (cavaquinho), Pedro Sobral (percussão), Gustavo Duarte (percussão), Rafael Praxedes (percussão) e Jobson Souza (teclado). E faz tanto sucesso que coleciona até vários fãs, que acompanha a banda em seus shows.
Com idade variando entre 18 e 29 anos, os meninos trocam experiências e vão descobrindo juntos as alegrias e dificuldades da vida de músico. O desafio é conciliar a carreira artística com os estudos e trabalho. Mas eles acreditam na proposta que vêm apresentando desde dezembro de 2008 e não desistem.
Segundo Gustavo, o mentor e percussionista do grupo, a ideia inicial sempre foi a mistura do samba e pagode. "Priorizamos o pagode já que o público dos locais onde a gente toca vem demonstrando mais gosto pelo estilo Exaltasamba, Revelação e Sorriso Maroto. Mas claro que sempre trazendo os maiores sucessos do samba como Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Art Popular. Também fazemos uma variação em nosso repertório como converter alguns sucessos do forró, sertanejo e axé para o pagode", explica. Das influências do grupo, estão desde Demônios da Garoa até o pagode paulista do Exaltasamba e Jeito Moleque.
Pagode cearense
Com tantas bandas de pagode na terrinha, o SDS apostou no autoral como diferencial. "Desde o início, estamos preocupados em produzir nossas músicas, pois temos a convicção de que é o trabalho autoral que vai nos fazer ser reconhecidos por onde passarmos", reconhece Rafael.
Segundo os integrantes, a banda possui várias músicas autorais prontas, dentre elas as já lançadas "Verdadeiro Amor", "Voei" e "Meu Sol". As duas primeiras foram compostas por Caio Arruda e a última foi fruto da parceria entre o vocalista e Rafael. "Nosso principal compositor é o Caio, porém eu e Gustavo estamos sempre procurando escrever e ajudar a fazer um trabalho autoral de qualidade" diz Rafael.
No momento, os músicos se dedicam também à gravação de seu primeiro CD de divulgação, que deve ser lançado no início de junho, com composições autorais e grandes sucessos de outros artistas.
Além do empresário Igor Barros, que está desde o início do SDS, eles também contam com uma grande aliada para divulgar o trabalho: a Internet. "Estamos sempre trabalhando com a mídia da Internet em divulgações via Orkut, E-mails, MSN, Formspring, Twitter, Blog e sempre colocando mais e mais vídeos no Youtube. Já contamos com mais de 110 vídeos postados no site. Nosso vídeo no Youtube tocando "Sina", sucesso de Djavan, atingiu mais de mil visualizações em dois dias, e nossa música autoral "Verdadeiro Amor" já passa de 5 mil visualizações", comemora Gustavo. Um fenômeno!


LINK:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776209

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página