terça-feira, 13 de julho de 2010

Ministro da Cultura divulga nota lamentando morte de Paulo Moura

"Sinto profundamente a morte de Paulo Moura.

Era um instrumentista e solista primoroso, além de compositor, arranjador e regente, conhecido e admirado no mundo todo. E ainda repartia toda essa sua criatividade com uma constelação de nomes de igual naipe, como Elis Regina, Milton Nascimento, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e tantos outros.
A perda de Paulo é tanto mais pungente porque ele era uma figura humana singular. Por tudo isso, foi com admiração que em 2008 chancelei seu nome para a Ordem do Mérito, a mais alta condecoração no campo cultural.
Por isso, envio aos familiares, amigos, músicos e a todos os amantes da música refinada um abraço de conforto.



Juca Ferreira
Ministro de Estado da Cultura"

Biografia


Paulista de São José do Rio Preto, Paulo Moura nasceu no dia 15 de julho de 1932, numa família de instrumentistas. Aos 9 anos, ele pediu para estudar música e começou a tocar clarineta. Aos 14, ele entrou para o conjunto do pai.
Paulo Moura gravou o primeiro dos 40 discos em 1956. Ele chegou a integrar a orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Moura tocou com grandes nomes da MPB, como Elis Regina e Milton Nascimento.
Um dos saxofonistas e clarinetistas mais requisitados no Brasil e no exterior, Paulo Moura foi reconhecido no ano 2000 com o Grammy - o maior prêmio da música mundial, com seu trabalho "Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas”. Em 2009, ele se apresentou na Tunísia e no Equador e lançou o CD AfroBossaNova.
                

Ele era paulista de São José do Rio Preto e gravou 40 discos. Tocou com grandes nomes da música, como Elis Regina e Milton Nascimento. Em 2000, ganhou o Grammy.

VÍDEO:

                        

LINK:
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/07/ministro-da-cultura-divulga-nota-lamentando-morte-de-paulo-moura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página